Zombie 1: Uma Breve História da Série de Filmes Zombi
Se você é fã de filmes de terror, especialmente os que envolvem mortos-vivos, já deve ter ouvido falar da série de filmes Zombi. Esta é uma coleção de filmes italianos de zumbis que começaram no final dos anos 1970 e continuaram até o final dos anos 1980. A série é conhecida por sua violência gráfica, violência e cenas chocantes de zumbis comendo humanos. Mas quanto você sabe sobre as origens e evolução deste clássico cult? Neste artigo, exploraremos a história da série de filmes Zombi, desde seu início até suas variantes e spin-offs.
Introdução
O que é a série de filmes Zombi?
A série de filmes Zombi é um grupo de filmes de terror italianos que apresentam zumbis como principais antagonistas. Os filmes não estão diretamente conectados por um enredo contínuo, mas compartilham alguns elementos comuns, como cenário, tema e estilo. Os filmes geralmente são ambientados em locais exóticos, como ilhas tropicais, selvas ou túmulos antigos, onde um misterioso vírus ou maldição reanima os mortos. Os zumbis são tipicamente cadáveres apodrecidos e lentos que desejam carne humana e só podem ser mortos destruindo seus cérebros. Os filmes também são conhecidos por seus valores de produção de baixo orçamento, atuação amadora e diálogo cafona, mas também por seus efeitos especiais criativos, música atmosférica e matanças inventivas.
zombie 1
Download: https://tinourl.com/2vPikU
Por que é chamado de Zombi ou Zumbi?
O nome da série é um pouco confuso, pois possui grafias e números diferentes dependendo do país e do lançamento. O título original do primeiro filme era Zombi 2, que foi escolhido para capitalizar o sucesso de Dawn of the Dead (1978), de George A. Romero, lançado na Itália como Zombi. No entanto, como Zombi 2 não era uma continuação do filme de Romero, foi renomeado como Zombie em outros países, como Estados Unidos e Reino Unido.Os filmes subsequentes seguiram esse padrão, adicionando números ou legendas para diferenciá-los uns dos outros. Por exemplo, Zombi 3 também era conhecido como Zombie Flesh Eaters 2 ou Zombie 3: Return of the Living Dead. Para evitar mais confusão, usaremos os títulos originais italianos para este artigo.
Como começou e evoluiu?
A série de filmes Zombi foi iniciada pelo diretor italiano Lucio Fulci, que já era conhecido por seus filmes de giallo e exploração. Fulci foi contratado pelo produtor Fabrizio De Angelis para fazer um filme de zumbi que lucraria com a popularidade de Dawn of the Dead, de Romero. Fulci concordou, mas queria fazer sua própria versão do gênero zumbi, inspirada na literatura clássica de terror e no folclore. Ele escreveu o roteiro com seu colaborador Dardano Sacchetti, baseado em uma história inédita de Elisa Briganti. O resultado foi Zombi 2, que foi lançado em 1979 e se tornou um grande sucesso na Itália e no exterior. Fulci então fez mais dois filmes de zumbis, City of the Living Dead (1980) e The os filmes de zumbis
Zumbi 2 (1979)
Resumo da trama
Zombi 2 segue a história de um grupo de pessoas que viajam para uma ilha caribenha, onde encontram uma horda de zumbis. O filme começa com um barco à deriva no porto de Nova York, onde a polícia encontra um zumbi a bordo. Eles também encontram uma nota que os leva à ilha de Matul, de onde veio o barco. Enquanto isso, um jornalista chamado Peter West e a filha do dono do barco, Anne Bowles, decidem investigar o mistério e seguir para Matul. Lá, eles conhecem o Dr. David Menard e sua esposa Paola, que estão tentando lidar com o surto de zumbis. Dr. Menard acredita que os zumbis são causados por uma maldição voodoo que reanima os mortos. Ele também tenta encontrar uma cura para a infecção, mas seus esforços são inúteis. O filme culmina em um confronto sangrento entre os sobreviventes e os zumbis, que invadem o hospital onde trabalha o Dr. Menard.
Recepção e legado
Zombi 2 foi um sucesso comercial, arrecadando mais de $ 3 milhões na Itália e mais de $ 12 milhões nos Estados Unidos. Também foi bem recebido pela crítica e pelo público, que elogiaram sua atmosfera, suspense e efeitos sangrentos. O filme é considerado um dos melhores filmes de zumbis já feitos e uma das obras-primas de Fulci. Também é famoso por suas cenas icônicas, como a cena de arrancar os olhos, a cena do tubarão contra o zumbi e a cena final de zumbis atravessando a ponte do Brooklyn. Zombi 2 gerou várias sequências e imitações e influenciou muitos outros cineastas do gênero terror.
Zumbi 3 (1988)
Resumo da trama
Zombi 3 é uma sequência solta de Zombi 2, ambientada em um local diferente e com personagens diferentes. O filme segue as consequências de um experimento militar que deu errado, que libera um vírus mortal que transforma as pessoas em zumbis. O vírus é chamado Death One e foi desenvolvido por um cientista chamado Dr. Holder, que trabalha para uma organização secreta chamada Hope Center. Quando o Dr. Holder tenta escapar com uma amostra do vírus, ele é morto por soldados que queimam seu corpo. No entanto, o vírus é liberado no ar e infecta um pássaro próximo, que o espalha para outros animais e humanos. O filme se concentra em um grupo de soldados e civis que tentam sobreviver ao apocalipse zumbi, enquanto são caçados por uma unidade militar desonesta que quer encobrir o incidente.
Recepção e legado
Zombi 3 foi uma produção conturbada, pois Fulci teve que deixar o projeto devido a problemas de saúde e divergências criativas com a produtora. O filme foi finalizado por outro diretor, Bruno Mattei, que acrescentou novas cenas e mudou alguns aspectos da história. O filme foi mal recebido pela crítica e pelos fãs, que criticaram seus buracos na trama, inconsistências e efeitos de baixa qualidade. O filme também foi acusado de copiar outros filmes de zumbis, como Romero's Day of the Dead (1985) e Return of the Living Dead (1985).No entanto, alguns espectadores apreciaram o filme por seu humor exagerado, diálogo cafona e cenas de ação exageradas. O filme ganhou um culto de seguidores ao longo dos anos e foi lançado em DVD e Blu-ray por várias gravadoras. Zombi 4: Depois da Morte (1989)
Resumo da trama
Zombi 4: After Death é outra sequência de Zombi 2, mas sem conexão com Zombi 3. O filme se passa em uma ilha remota, onde um grupo de pesquisadores realizava experimentos com o vírus Death One. No entanto, seu trabalho foi interrompido por um sacerdote vodu, que os amaldiçoou e libertou os zumbis. O filme então salta para os dias atuais, onde uma mulher chamada Jenny e suas amigas chegam à ilha, em busca de seu pai, que era um dos pesquisadores. Eles logo descobrem que a ilha está infestada de zumbis, que são controlados pelo sacerdote vodu. O filme também apresenta um homem misterioso chamado Chuck, que afirma ser um soldado e ajuda Jenny e seus amigos a lutar contra os zumbis.
Recepção e legado
Zombi 4: After Death foi dirigido por Claudio Fragasso, que também co-escreveu o roteiro com sua esposa Rossella Drudi. O filme foi rodado nas Filipinas, usando atores e locações locais. O filme foi mal recebido pela crítica e pelos fãs, que o acharam chato, sem sentido e mal feito. O filme também foi criticado por seu racismo, sexismo e homofobia, bem como seu flagrante plágio de outros filmes de zumbis, como Night of the Living Dead (1968) de Romero e Zombi 2 de Fulci. O filme também ganhou um culto de seguidores ao longo dos anos e foi lançado em DVD e Blu-ray por várias gravadoras.
Zombi 5: Killing Birds (1987)
Resumo da trama
Zombi 5: Killing Birds é a última entrada oficial na série de filmes Zombi, embora tenha pouco a ver com zumbis ou pássaros.O filme se passa na Louisiana, onde um veterano do Vietnã chamado Fred Brown mata sua esposa e seu amante com uma espingarda. Ele então é atacado por um bando de pássaros, que bicam seus olhos. O filme então muda para os dias atuais, onde um grupo de estudantes universitários está fazendo um projeto de pesquisa sobre pássaros. Eles são liderados por Paul, que é filho de Fred. Eles decidem visitar a casa de Fred, onde o conhecem e sua assistente, Dra. Liza West. Eles também descobrem que Fred tem uma coleção de pássaros raros, que ele afirma serem seus amigos. No entanto, eles logo percebem que Fred está escondendo um segredo obscuro e que seus pássaros não são tão amigáveis, afinal.
Recepção e legado
Zombi 5: Killing Birds foi dirigido por Claudio Lattanzi, que foi assistente de direção de Fulci. O filme foi co-produzido por Joe D'Amato, conhecido por seus filmes eróticos e violentos. O filme foi mal recebido pela crítica e pelos fãs, que o acharam monótono, confuso e enganoso. O filme também foi criticado pela falta de zumbis, já que eles aparecem apenas brevemente no final do filme. O filme também foi acusado de copiar outros filmes de terror, como The Birds (1963), de Alfred Hitchcock, e The Fog (1980), de John Carpenter. No entanto, alguns espectadores apreciaram o filme por sua atmosfera, cinematografia e música. O filme também ganhou um culto de seguidores ao longo dos anos e foi lançado em DVD e Blu-ray por várias gravadoras. Outros filmes e variantes de zumbis
Z-O-M-B-I-E-S (2018)
Resumo da trama
Z-O-M-B-I-E-S é um filme original do Disney Channel que é uma comédia musical sobre zumbis e humanos vivendo juntos. O filme se passa na cidade de Seabrook, onde um apocalipse zumbi aconteceu há 50 anos. Os zumbis foram contidos em um lugar chamado Zombietown, onde usam dispositivos que os impedem de comer cérebros. O filme segue a história de Zed, um zumbi que quer entrar para o time de futebol, e Addison, uma líder de torcida humana que se apaixona por ele.Eles enfrentam muitos desafios e preconceitos de seus familiares e amigos, que não estão prontos para aceitar seu relacionamento. O filme também apresenta canções e danças que expressam os sentimentos e emoções dos personagens.
Recepção e legado
Z-O-M-B-I-E-S foi um sucesso comercial, atraindo mais de 10 milhões de espectadores em sua noite de estreia. Também foi bem recebido pela crítica e pelo público, que elogiaram sua mensagem de diversidade, inclusão e tolerância. O filme é considerado um dos melhores filmes originais do Disney Channel e um dos musicais mais populares dos últimos anos. O filme também gerou uma sequência, Z-O-M-B-I-E-S 2 (2020), que apresentou os lobisomens como outro grupo sobrenatural. O filme também inspirou um videogame, uma novelização e um álbum de trilha sonora.
Zumbi 1 (1995)
Resumo da trama
Zombie 1 é um filme de zumbi alemão que é um remake de A Noite dos Mortos-Vivos de Romero. O filme segue o mesmo enredo do original, com algumas pequenas alterações e atualizações. O filme começa com um casal, Bárbara e Johnny, que visitam o túmulo de sua mãe em um cemitério. Lá, eles são atacados por um zumbi, que mata Johnny e persegue Bárbara. Bárbara foge para uma casa de fazenda próxima, onde conhece Ben, um motorista de caminhão que também sobreviveu ao ataque de zumbis. Eles também encontram outros sobreviventes na casa, como Harry e Helen Cooper, Tom e Judy e Karen, a filha dos Coopers que está doente. Eles tentam se barricar dentro de casa e esperar por ajuda, mas logo percebem que os zumbis estão por toda parte e que eles não têm escapatória.
Recepção e legado
Zombie 1 foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas $ 15.000 na Alemanha. Também foi mal recebido pela crítica e fãs, que criticaram sua falta de originalidade, criatividade e qualidade. O filme também foi acusado de ser uma cópia do clássico de Romero, já refeito por Tom Savini em 1990. O filme também foi proibido em alguns países por sua violência gráfica e sangue coagulado.No entanto, alguns espectadores acharam o filme divertido por seu valor exagerado, efeitos cafonas e atuação ruim. O filme também ganhou um culto de seguidores ao longo dos anos e foi lançado em DVD por várias gravadoras.
Variante (2020)
Resumo da trama
Variant é um filme de terror americano de ficção científica sobre zumbis e alienígenas. O filme segue a história de John Reed, um jornalista que investiga um fenômeno misterioso que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Ele descobre que o fenômeno é causado por uma invasão alienígena que usa nanotecnologia para infectar e controlar humanos. Ele também conhece Anna Hayes, uma cientista que trabalha para uma organização secreta que luta contra os alienígenas. Juntos, eles tentam expor a verdade e impedir a invasão antes que seja tarde demais.
Recepção e legado
Variant foi um filme independente de baixo orçamento lançado em plataformas de vídeo sob demanda. Foi recebido moderadamente pela crítica e pelo público, que deu críticas mistas. Alguns elogiaram sua premissa, cenas de ação e reviravoltas, enquanto outros criticaram seus buracos na trama, clichês e atuação. O filme também foi comparado a outros filmes de zumbis e alienígenas, como World War Z (2013) e Invasion of the Body Snatchers (1978). O filme não ganhou muita atenção ou popularidade desde seu lançamento.
Conclusão
A série de filmes Zombi é uma das franquias de terror mais influentes e controversas da história do cinema. Ele apresentou muitos fãs ao mundo dos zumbis, sangue coagulado e terror. Também inspirou muitos outros cineastas a criar suas próprias versões do gênero zumbi. No entanto, nem todos os filmes de Zombi são criados iguais. Alguns são considerados clássicos, enquanto outros são considerados lixo. Alguns são originais, enquanto outros são derivados. Alguns são sérios, enquanto outros são bem-humorados. Independentemente da sua qualidade ou estilo, todos têm uma coisa em comum: são inesquecíveis.
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre Zumbi e Zumbi?
Zombi é o título italiano original da série de filmes, enquanto Zombie é a versão americanizada. Zombi é também a palavra francesa e haitiana para zumbi, que se refere a um cadáver reanimado por magia ou feitiçaria.
Quem é Lúcio Fulci?
Lucio Fulci foi um diretor, escritor e produtor italiano conhecido por seus filmes de terror e exploração. Ele também foi chamado de "Padrinho de Gore" por suas cenas gráficas e violentas. Dirigiu o primeiro e mais famoso filme da série Zombi, Zombi 2.
Os filmes de Zombi estão conectados por um enredo?
Não, os filmes de Zombi não estão conectados por um enredo contínuo. Eles são mais como filmes de antologia que compartilham alguns elementos comuns, como os zumbis, o cenário e o tema. No entanto, alguns fãs tentaram criar teorias de fãs e cronogramas que ligam os filmes.
Quais são algumas das melhores cenas dos filmes de Zombi?
Algumas das melhores cenas dos filmes de Zombi são:
A cena de arrancar os olhos em Zombi 2, onde uma mulher fica com o olho empalado por uma lasca de madeira.
A cena tubarão contra zumbi em Zombi 2, onde um zumbi luta contra um tubarão real debaixo d'água.
A cena do helicóptero em Zombi 3, onde um zumbi é decapitado por uma lâmina de helicóptero.
A cena do ataque de pássaros em Zombi 5: Killing Birds, onde um homem é bicado até a morte por pássaros.
Onde posso assistir aos filmes de Zombi?
Você pode assistir aos filmes de Zombi em várias plataformas de streaming, como Amazon Prime Video, Tubi, Shudder e YouTube. Você também pode comprá-los ou alugá-los em DVD ou Blu-ray de várias gravadoras, como Blue Underground, Arrow Video e Severin Films. 0517a86e26
Kommentare